quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dinâmica da árvore

Na oficina destinada a recepção das novas extensionistas do Juventudes, pensamos uma dinâmica através da qual elas pudessem, e os veteranos também, apresentar-se perante o projeto e seu grupo. Imaginamos, então, uma árvore (que pode ser feita com cartolina) e folhas e frutos a serem colados nela (que também podem ser feitos de cartolina ou EVA, ou do que você achar melhor).

As folhas, assim como numa árvore servem para captar a energia do sol, alimentando o ser vegetal, representam, na dinâmica, o que os sujeitos acreditam poder trazer de contribuição para o grupo. Os frutos, por sua vez, na árvore são resultantes de seu esforço em reproduzir-se; é o que se produz a partir das energias ganhas do ambiente através das folhas e raízes, de forma organizadamente processada, e, na dinâmica, representam aquilo que as pessoas esperam ganhar no projeto, o que podem desenvolver em si e nos outros através da experiência oportunizada.

Seguimos com a execução da dinâmica. Cada membro presente, ao se apresentar, pegou uma fruta e folha, e as utilizou na hora do diálogo comum. Dentre as afirmações acerca do que as traziam ao projeto estava: a identificação com a temática de estudo, isto é, as juventudes inseridas no ambiente escolar, e entendidas a partir de um referencial teórico que as entende como plurais e diversas; o fato de o projeto mostrar na prática qual o trabalho e papel da psicologia no ambiente e escolar; e o aprendizado e as relações que o grupo oferece.

Quanto ao que traziam para compor a copa de nossa renovada árvore, dissemos: energia e força de vontade para aprender e ajudar na construção do projeto; as experiências precedentes, que seriam interpretadas e problematizadas na teoria e prática do grupo; muita esperança de que o grupo pode crescer mais com a força dos novos membros; sonhos a se assentarem mais no chão da realidade.

Os frutos para compor a salada do Juventudes foram: poder entender melhor as juventudes, suas diferentes dinâmica grupais, seus sonhos, interesses comuns, estilos etc.; vencer a timidez e melhor a forma como se relaciona em grupos; ganhar novos amigos; aprender a trabalhar no ambiente escolar enquanto profissional da psicologia numa dimensão trans e interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário